Marketing Digital 360

livro-marketing-digital-360-vasco-marques

 

O livro Marketing Digital 360 é uma “prancha” para quem quer melhorar as competências no Marketing Digital. Um livro técnico mas com linguagem muito simples e compreensível para todos os leitores.

Autor: Vasco Marques

Editora: Actual Editora

Índice:

1. Plano de Marketing Digital
2. Website Profissional
3. Loja On.line
4. Webmaster Tools
5. E-mail Marketing
6. Redes Sociais e Social Media
7. Facebook Marketing
8. Google Plus
9. Youtube Marketing
10. Produção de Vídeo
11. Vídeo Marketing
12. Transmissões em Direto
13. Otimização de Vídeos
14. Otimização para Motores de Pesquisa
15. Google Adwords
16. Mobile Marketing
17. Google Analytics
18. Ferramentas de Produtividade

Resumo do Livro:

As empresas devem elaborar um Plano de Marketing Digital mas têm de ter em consideração que este documento deve ser possível de ajustar e corrigir face às constantes mutações do mercado. Deverá, também, ser o reflexo de uma estratégia orientada para as necessidades do público-alvo e ter em consideração que tem que estar alinhada com as acções de marketing tradicional. O Plano de Marketing deve iniciar por fazer análise interna e externa do contexto em que está inserido, para em seguida definir objectivos atingíveis mas ambiciosos. De forma a atingir os fins propostos define-se uma estratégia que tem em vista a utilização de determinadas ferramentas on-line, com determinado orçamento e cujos resultados devem ser acompanhados e analisados.

Qualquer empresa deverá ter o seu website. Para começar há que escolher o domínio e o alojamento e para tal deverá escolher um fornecedor credível e uma solução com o suporte e velocidade adequados às suas necessidades. Actualmente existem soluções de Gestor de Conteúdos (CMS Content Management System) onde pode configurar e desenvolver o website de uma forma simples, precisando apenas de alguma formação. O mais utilizado é o WordPress que tem muitas soluções gratuitas mas também tem outras que são pagas mas mais inovadoras e com mais suporte em caso de dúvidas. Inicialmente deverá escolher o tema que mais lhe agrada e que se adequa às suas necessidades, não esquecendo que este deve ser reponsive (que se adapta a diversos tamanhos de monitores). Depois, utilizando as funcionalidades disponíveis deverá construir as páginas e os menus, fazer artigos, inserir conteúdos multimédia, inserir plugins, etc. Depois da página construída há que inserir conteúdos iniciais e depois mante-los sempre actualizados.

Se pretender criar uma loja on-line, primeiro tem que prever que o alojamento web tenha capacidade para o respectivo tráfico. A seguir tem que se certificar se a sua empresa cumpre os requisitos legais (ex. actividade aberta com o CAE correcto, facturas emitidas por software certificado, etc.). Se o seu site estiver construído em WordPress poderá optar pelo plugin Woocommerce que lhe permite configurar a sua loja on-line com diversas funcionalidades de uma forma rápida e  adaptada para mobile. Se pretende utilizar outra plataforma, pode optar pelo Joomla. Em seguida, deverá fazer as diversas configurações (ex. métodos de pagamento, datas de entrega, etc.) e inserir conteúdos escritos e multimédia, ambos essenciais ao apelo ao comportamento da compra. Deverá se manter acessível a dúvidas por contactos telefónicos ou mesmo através de chat e deverá controlar as estatísticas para corrigir possíveis erros e melhorar a informação disponível em função das necessidades do público-alvo.

O Webmaster Tools serve para avaliar o desempenho de um site na pequisa Google e é fundamental para diagnosticar e resolver problemas que estejam a dificultar o acesso dos utilizadores à página.

O e-mail ainda é o meio de comunicação profissional mais usado no mundo, pelo que não podemos descurar este recurso. Para tal, devemos fazer e-mail marketing cumprindo as normas legais em vigor e recorrendo a uma base de dados comprada ou uma criada com base em formulários na sua página ou nas redes sociais. Importante realçar que só devemos mandar e-mails para quem acedeu em recebe-los, caso contrário, será considerado spam e prejudicará futuros envios. O título do e-mail deve ser pensado para despertar curiosidade e conteúdo deve ser útil e relevante para o receptor.

Os Social Media, que não se pode confundir com o conceito de Redes Socias, são websites com conteúdos produzidos pelos utilizadores, e havendo muitos mais, a obra evidência os de que podemos tirar proveitos de uma forma simples e eficiente. Para tal, é evidenciado as vantagens que é possível obter do Facebook, Youtube, Google Plus, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Instagram, Ustream.tv, Scribd, Slideshare, Prezi, Flickr, Cooliris, Box.net, Soundcloud, Thinglink, Fourquare e Issuu.

Facebook, a maior rede social onde é possível partilhar conteúdos e ter um perfil pessoal e uma página para uma empresa, e se definirmos a correcta estratégia pode ser muito útil, quer em termos de Marketing Pessoal como para a comunicação empresarial. É importante perceber que, o tipo de página, as informações disponíveis, os separadores, as aplicações etc. têm de ser correctamente configurados de forma a usufruir o mais possível deste meio de comunicação. A produção de conteúdos tem ser diversa, útil e atractiva para os seus fãs, não sendo unicamente comercial, utilizando recursos de texto, imagem, vídeos, partilhando links, etc. É fundamental usar a  estratégia adequada para conseguir o engagement necessário e a uma maior visibilidade da página. Para atingir o público-alvo pretendido, aconselha-se a recorrer à publicidade de Facebook. Não deixe de controlar as estatísticas fornecidas que o ajudam a corrigir e adaptar a comunicação.

Ao contrário do que se pensa, o Google Plus é uma rede social que traz diversas vantagens ao utilizador. É verdade que não é tão frequentado mas os que a utilizam criam um interessante engagement, além de que está integrado no Google, o que só por si é uma vantagem. Faça a correcta configuração e tire partido das potencialidades desta rede que são bastantes, sendo as Comunidades e os Eventos alguns dos aspectos positivos e diferenciadores.

O Youtube, é também, incontornável! Depois de personalizar e configurar o seu canal, deverá conhecer e utilizar todas as funcionalidades disponíveis de forma a obter a maior visibilidade possível. Fazer hangouts em directo e editar vídeo são algumas das ferramentas que não deve deixar de beneficiar.

Para poder produzir vídeos com alguma qualidade existem ferramentas muito acessíveis, algumas que até já podem estar instaladas no seu computador, como o Microsoft Power Point, Windows Movie Maker e Imovie. No capítulo “Produção de Vídeo” poderá encontrar informações sobre as ferramentas básicas para a produção de vídeo do mais amador ao mais profissional, ferramentas online e mobile para fazer a produção e edição, alguns conceitos e técnicas básicas de filmagem, entre outros.

Com a proliferação do marketing digital os vídeos promocionais ganharam notoriedade. É objectivo de qualquer empresa ter um vídeo de apresentação da instituição e, se possível, um vídeo promocional que se torne viral. Para tal, os conteúdos devem ser relevantes e com uma mensagem que emocione o utilizador. Após a sua publicação existem, também, algumas técnicas que se podem utilizar de forma a tentar que os vídeos tenham mais visualizações.

Uma prática com bastante adesão nos últimos tempos e uma forma de obter mais visibilidade, é efectuar transmissões em directo de eventos, entrevistas, conversas entre convidados, etc. E para o fazer, qualquer pessoa, até com um equipamento básico (smartphone ou computador) pode recorrer, por exemplo, ao Youtube Live Events ou ao Google Hangouts. Obter um bom resultado requer que se cumpram algumas regras como, incluir nos textos as palavras-chave relevantes, colocar os títulos adequados, fazer uma descrição completa, entre outras muitas técnicas.

É verdade que ter conteúdos de qualidade e relevantes em diversas plataformas é importante mas é necessário, também, fazer um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) de forma a captar mais visitas através dos motores de pesquisa. Este trabalho deve ser complementado com publicidade nesses mesmos motores de pesquisa, sendo o Google Adwords uma forma de obter visitas do seu público-alvo definido previamente. É com alguma facilidade que se criam anúncios mas estes devem ser estrategicamente definidos para atingirem os objectivos pretendidos.

As novas tendências também dinamizaram a utilização dos smartphones para acesso à Internet, pelo que, é impossível ter uma estratégia de marketing digital sem ter em conta este facto. Todas as páginas devem ser reponsives (ou pelo menos devem ser convertidas em website mobile) e poderá, também, criar aplicações que sejam úteis ao seu público-alvo. O SMS ainda é utilizado para passar mensagens informativas ou publicitárias, assim como outras técnicas mobile mais recentes.

Uma das grandes vantagens da comunicação pela Internet é que podemos analisar a visibilidade que os nossos conteúdos estão a ter, obtendo até dados muitos concretos acerca dos visitantes. Uma das ferramentas é o Google Analytics que nos fornece dados em tempo real sobre os visitantes, o sistema operativo que utilizam, origem do tráfego, etc. Para beneficiar de todas as potencialidades desta ferramenta é crucial conhecer todas as suas funcionalidades e analisar os dados exaustivamente e recorrendo a comparações com dados anteriores.

Existem inúmeras ferramentas que poderão ajuda-lo no seu dia-a-dia, como aproveitar as potencialidades do Google Drive, Gmail, Google Chrome, entre muitas outras. Para tal, é importante manter-se actualizado e fazer um esforço efectivo para ganhar mais competências.

Frases Chave:

“Implemente, aprenda e corrija rapidamente.”

“Planear é importante, mas não o torne algo rígido, esteja preparado para actualizar e ajustar.”

“Esteja preparado para pensar “fora da caixa” com ideias inovadoras, diferentes das da concorrência.”

“Se o domínio representa a morada, o alojamento é a habitação.”

“Atenção, se vai criar um novo website, pense mobile.”

“O e-mail não morreu!”

“Invista o seu tempo na produção de conteúdos atrativos e relevantes para os seus fãs.”

“A maioria dos conteúdos não devem ser comerciais, mas sim de total interesse dos seus fãs.”

“Interaja com sentimento, com polémica positiva, com provocação otimista e, acima de tudo, acrescente valor.”

________________________________________________________________

Consulte os reviews dos livros anteriormente analisados, **aqui**

Se gostou do artigo, coloque Gosto e Partilhe. Obrigada!

 

Advertisements

Um pensamento sobre “Marketing Digital 360

  1. Obrigado pelo resumo Joana. Parabéns e continua assim 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s