Contágio. O que torna as coisas populares à escala mundial?

1507-1

 

O livro Contágio. O que torna as coisas populares à escala mundial? transmite um conjunto de técnicas que permite que determinada mensagem seja mais facilmente partilhada pelo receptor pela sua lista de contactos.

Autor: Jonah Berger

Editora: Clube do Autor

 

Índice:

Introdução: Porque é que as coisas pegam?
1. Potencial Social
2. Alavancas
3. Sentir Emoções
4. Ser Público
5. Oferecer o Prático
6. Saber Contar Uma História
Epílogo

Resumo do Livro:

Mesmo que uma empresa gaste muito dinheiro em acções de Marketing é difícil conseguir a popularidade de uma marca ou produto. Para tal, é fundamental que o produto ou ideia tenha qualidade, uma boa relação qualidade preço, a par com acções de promoção baseadas numa estratégia, tendo em conta o público-alvo. Mas para que a mensagem seja viral é necessário muito mais do isso, as pessoas têm que, ao contactar com a mensagem, sentir vontade de partilhar a história, a notícia e informação com os que o rodeiam. O boca a boca online ou offline é frequente e tem um enorme impacto sobre a escolha de produtos, ideias ou sobre os comportamentos e é muito mais eficaz do que a publicidade tradicional.

Uma recomendação boca a boca é mais persuasivo porque vem de alguém que confiamos. Além disso, este tipo de recomendação tende a chegar às pessoas que realmente estão interessadas. Para poder aproveitar o poder do boca a boca é necessário compreender por que motivo as pessoas falam e porque partilham a informação

Temos a tendência de partilhar coisas que façam parecer bem aos olhos dos outros, sendo o boca a boca uma ferramenta importante para o sucesso do Marketing Pessoal. As pesquisas demonstram que a maior parte dos temas de conversa prendem-se com as experiências ou com as relações pessoais, pelo que falamos sobre coisas notáveis que nos garantam valor social.

As alavancas como imagens, cheiros e sons podem ajudar a ter mais presente determinada ideia ou produto. É preciso criar alavancas que nos tragam à memória a mensagem, para que, continuadamente, se continue o boca a boca, levando mais facilmente à acção de compra ou de comportamento.

Depois de alguma investigação chegou-se à conclusão que há alguns factores que motivam a partilha de informação. Informações úteis e interessantes são elementos facilmente partilhados por acharmos que ao espalhar a informação podemos ajudar os outros. Já a partilha de experiências emocionais aproxima-nos das outras pessoas e ajuda a estabelecer ligações. A excitação provocada pela raiva e ansiedade também são uma razão frequente para a partilha de conteúdos, assim como o entusiamo que tem origem em conteúdos engraçados. Conclusão, as emoções levam-nos a partilhar, a falar e a comprar, pelo que temos que descobrir o que emociona as pessoas.

A influência social é quando olhamos para o que os outros fazem ou escolhem para apoiar a nossa decisão sobre uma compra ou um comportamento. Pelo que temos que tornar visíveis e públicas as nossas ideias ou produtos, para que o boca a boca espalhe a nossa mensagem. Quando nós usamos um produto estamos a transmitir influência social porque mostramos aprovação passiva pelo mesmo, pelo que é fundamental conceber produtos ou ideias que se publicitem a elas mesmas.

As pessoas gostam de transmitir coisas práticas e úteis, não só com o objectivo de ajudar mas também porque acreditamos que temos razão e gostamos de contribuir para a vida alheia. As mensagens com valor prático são mais facilmente partilháveis, pelo que uma das formas que temos de ter material viral é conceber conteúdos úteis às pessoas (ex. receitas, mini formações, dicas, etc.).

É também importante saber transmitir uma história que envolva as pessoas até à sua conclusão. Durante o enredo deverá passar toda a informação que nos sirva o objectivo que é passar uma determinada mensagem. Para que se atinga a viralidade é necessário que seja transmitido conteúdo com interesse para as pessoas e que as informações sobre a marca, produto ou ideia façam parte integrante da história, isto é, viralidade valiosa.

Frases Chave:

“Independentemente de quão simples ou aborrecido um produto ou ideias pareçam, existem sempre formas de o tornar contagioso.”

“Quando nos interessamos, partilhamos.”

“Falar e partilhar são dois dos nossos comportamentos fundamentais.”

“…eis um segredo acerca dos segredos: eles tendem a não permanecer secretos durante muito tempo.”

“As pessoas partilham coisas que os façam parecer bem aos olhos dos outros.”

“Partilhar histórias ou anúncios extraordinários, novos ou interessantes faz com que as pessoas pareçam mais extraordinárias, novas e interessantes.”

“As pessoas não se preocupam apenas com o seu desempenho, preocupam-se com o seu desempenho em relação aos outros.”

“Afinal de que serve o estatuto se ninguém souber que o temos?”

“Ter um conhecimento exclusivo garante valor social.”

“ Regra geral, falar com os outros melhora as experiências emocionais.”

“ A partilha de emoções também nos ajuda a estabelecer ligações.”

“A partilha de emoções acaba por ser uma espécie de cola social, que mantém e fortalece as relações.”

“As emoções levam as pessoas à acção.”

“Se algo foi criado para ser mostrado, foi criado para crescer.”

“Porque o comportamento é público e os pensamentos são privados.”

“Oferecer um valor prático ajuda a tornar as coisas contagiosas.”

________________________________________________________________

Consulte os reviews dos livros anteriormente analisados, **aqui**

Se gostou do artigo, coloque Gosto e Partilhe. Obrigada!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Contágio. O que torna as coisas populares à escala mundial?

  1. Um dos meus livros preferidos! Adorei lê-lo! 🙂 É incrível perceber como algumas coisas tão simples podem tornar-se virais…
    Uma das estórias que mais achei piada foi a dos vídeos da trituradora, tiveram milhões de visualizações. Outras que me marcaram foram o vídeo da Google e o bar com a cabine telefónica que dava para outro bar escondido! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s