Marketing 3.0

capaPhilip Kotler na obra Marketing 3.0 demonstra que, muitas vezes, a política da sustentabilidade é vista apenas como mera estratégia de comunicação de relações públicas ou marketing. Já alguns accionistas, consideram da sua responsabilidade devolver à sociedade parte do que a sua empresa está a beneficiar mas muito raramente conseguem perceber que a sustentabilidade é uma oportunidade para gerar lucro, melhorar a reputação e obter diferenciação.

Autor: Philip Kotler

Editora: Actual Editora
.
Índice:

Primeira parte: Tendências
1º Capítulo: Bem-vindo ao Marketing 3.0
2º Capítulo: O modelo futuro do Marketing 3.0
Segunda parte: Estratégia
3º Capítulo: O Marketing da missão junto dos consumidores
4º Capítulo: O Marketing dos valores junto dos colaboradores
5º Capítulo: O Marketing dos valores junto dos parceiros de canal
6º Capítulo: O Marketing da visão junto dos accionistas
Terceira parte: Aplicação
7º Capítulo: Fornecer transformação sociocultural
8º Capítulo: Criar empreendedores em mercados emergentes
8º Capítulo: Lutar pela sustentabilidade ambiental
10º Capítulo: Juntar todas as peças

Resumo do Livro:

Já vai longe o tempo em que o Marketing se resumia a vender o resultado da produção. Numa fase posterior o marketer tentava satisfazer as necessidades e desejos dos clientes fazendo uma comunicação orientada para o consumidor. O Marketing 3.0 diferencia-se por tentar afectar os corações, mentes e espíritos do público-alvo,  tentado satisfazer as suas necessidades ao mesmo tempo que trás contributos positivos ao mundo.

Os avanços tecnológicos permitem a conectividade e interactividade entre indivíduos e grupos através dos media expressivos, Blogues, Facebook, Youtube, Twitter.Flickr, etc. e os media colaborativos como a Wikipédia, o Rotten Tomatoes, etc. É possível os consumidores influenciarem outros consumidores com as suas opiniões e experiências, moldando a sua opinião. Para tal é necessário compreender que os marketers já não têm controlo total sobre a marca mas que podem beneficiar do poder dos consumidores porque estes confiam mais em estranhos da sua rede social do que em peritos.

Estamos na era do Marketing colaborativo em que os consumidores são convidados a participar no desenvolvimento de produtos e comunicações da empresa. É fundamental criar uma comunidade porque os utilizadores não querem estar ligados a uma empresa, querem estar ligados a outros consumidores. No marketing 3.0, o diálogo é a nova forma de obter publicidade.

Nesta era de excesso de informação e comunicação “os marketers terão que trabalhar mais do que nunca para separar os consumidores do seu dinheiro”. O Marketing 3.0 tem que estar visível na comunicação da missão, visão e valores da organização com o grande objectivo de recuperar a confiança do consumidor.

Na presente era os proprietários da marca são os consumidores, assim, a missão da organização deve incluir a sua participação. A missão deve também contar uma história com personagem, enredo e metáforas e prometer uma satisfação cultural.

Os colaboradores são os consumidores mais próximos da empresa, pelo que os valores empresariais devem estar alinhados com o seu comportamento para transmitir confiança e consequentemente mais produtividade. Valores colaborativos encorajam os funcionários a trabalhar em conjunto. Este desempenho dará origem a funcionários mais motivados e produtivos que espalham a palavra, a par com os consumidores que também se revêm na politica sustentável da empresa. Se os valores da empresa forem os correctos vão conseguir atrair os melhores colaboradores e retê-los durante mais tempo.

O mesmo se passa na escolha de parceiros, estes devem estar em linha com a missão e valores da empresa. É fundamental garantir a satisfação por parte destes parceiros na relação comercial com a organização.

Os accionistas têm, por norma, o objectivo de lucro a curto prazo para a sua empresa. Conseguir que estes accionistas percebam a necessidade de ter uma política sustentável, nem sempre é fácil. Há que demonstrar que é possível geral lucro a partir de práticas sustentáveis, como por exemplo desenvolvendo acções que reduzam as doenças e a obesidade, que fomentem a educação e promovam a justiça social.

Muitas vezes estas práticas são vistas apenas como meras estratégias de comunicação de relações públicas ou marketing. Algumas vezes os intervenientes consideram da sua responsabilidade devolver à sociedade parte do que a sua empresa está a beneficiar mas muito raramente conseguem perceber que a sustentabilidade é oportunidade para gerar lucro, melhorar a reputação e obter diferenciação.

Na verdade há que ter em conta todos os “stakeholders – consumidores, colaboradores, parceiros de canal, governo, organizações sem fins lucrativos, e público em geral-, e não apenas nos accionistas.”

Inicialmente o conceito de sustentabilidade era apenas ambiental com a redução da poluição, numa segunda fase as empresas começaram a desenvolver produtos amigos do ambiente e mais recentemente introduções práticas de ajuda social.

Concluindo que as empresas devem se preocupar com o desempenho em relação ao lucro, ao planeta e às pessoas.

Frases Chave:

“No Marketing 3.0, as empresas diferenciam-se entre si pelos seus valores.”

“A tecnologia é o motor da globalização.”

“Fornecer significado é a proposta de valor do futuro do Marketing.”

“Todos são ao mesmo tempo marketers e consumidores.”

“Os consumidores fazem igualmente marketing a outros consumidores.”

“A existência de valores partilhados reduz as diferenças e integra os colaboradores numa única cultura empresarial.”

“O Marketing 3.0 consiste em mais do que apenas uma formação ou um aconselhamento. Consiste no alinhamento dos valores com o comportamento.”

“No Marketing 3.0, o papel dos líderes é inspirar.”

“A solução é encontrar uma ligação entre a sustentabilidade, rentabilidade e rendabilidade.”

“A decisão de comprar e ser leal a uma marca é grandemente influenciada pelas emoções.”

“Trate dos seus clientes com amor e os seus concorrentes com respeito.”

“Quando os tempos mudam, mude com eles.”

________________________________________________________________

Consulte os reviews dos livros anteriormente analisados, **aqui**

Se gostou do artigo, coloque Gosto e Partilhe. Obrigada!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s