Mil Milhões de Clientes, Como Lucrar com a Internet

Mil milhoes de clientes 1

O livro “Mil Milhões de Clientes, Como Lucrar com a Internet” permite perceber as potencialidades dos meios de comunicação digital como forma de criar afinidade com o público-alvo, de interagir com os utilizadores, de forma a ganhar reputação resultando em vendas.

Autor: Tiago Silvério Marques

Editora: SmartBook

Índice:
Introdução
1. Como é que está a sua empresa online?
2. Ideias vencedoras: como testar conceitos e realizar protótipos em tempo real e a custo zero
3. Atacar o mercado: Marketing Digital e Mobile Marketing
4. Ferramentas que deve usar
5. Ser eficaz: aprenda com casos práticos


Resumo do Livro:

O Marketing serve para criar valor para os seus clientes, para resolver as suas “dores” e para tal é necessário conhecer as suas necessidades, os seus medos. Desta forma, é essencial criar produtos para diferentes pessoas e divulga-los apenas aos seus públicos-alvo. E haverá melhor forma de obter esses dados em tempo real do que investigando os utilizadores dos meios digitais?

Os atuais utilizadores de internet são cada vez em maior número, mais conhecedores das potencialidades desta rede. Este meio de comunicação evoluiu drasticamente estes últimos anos, resultado de um trabalho colaborativo entre empresas, entidades, hackers, criadores e utilizadores.

Mas o Marketing sofreu uma revolução quando percebeu que podia fidelizar consumidores através da interação, de um diálogo bilateral entre as organizações e os utilizadores.

O indivíduo gosta partilhar informação, de partilhar experiências, opiniões; faz parte da sua natureza. Desta forma, as empresas podem aproveitar esta oportunidade e criar produtos que mereçam ser falados e comentados. Além disso, criar sistemas onde seja possível o cliente comentar o seu produto, que o possa classificar, com tudo de bom e de menos bom que daí possa surgir.

Desta forma o autor resume que para ter sucesso na Internet, é preciso: ser encontrado, ser relevante, ser autêntico e ser promovido. O objectivo é influenciar o mercado e conseguir que um cliente faça uma recomendação do produto ou serviço porque nós somos mais influenciados por opiniões dos amigos e família do que pela publicidade.

O Marketing Digital tornou-se numa ferramenta de comunicação incontornável e o Mobile Marketing é um meio que tem ainda muito para explorar. Mas há outras formas personalizadas de fazer Marketing como o SMS Marketing, os MMS, através do Bluetooth, etc.

As redes sociais são canais de comunicação que, bem explorados, podem trazer reputação e afinidade com a marca e relacionamento e interação com os utilizadores. O autor explica como se pode usar o Facebook, o LinkdIn, o Google +, o Pinterest, etc. para atingir esses objectivos. No mesmo capítulo, são apresentadas múltiplas ferramentas no meio digital que pode aproveitar para benefício da sua organização.

Para se conseguir atingir os objectivos com sucesso há que necessariamente elaborar um Plano de Marketing Digital, fazendo uma análise da empresa, do mercado e da concorrência, assim como a análise SWOT.

Frases Chave:

“O Marketing é exatamente para isto: criar valor para os clientes, através da criação contínua de inovação e diferenciação.”

“Para ser eficaz na criação contínua de inovação e diferenciação, tem que saber qual é a “dor” que a sua empresa resolve no mercado?”

“Mas a verdade é que vivemos numa era de obesidade de informação (…)”

“Privacidade? Não, muito obrigada!”

“Não controla o que dizem acerca de nenhum tema, inclusive da sua empresa, então, faça parte da conversa.”

“Ser relevante para alguém, conseguir persuadi-lo, é criar empatia com ele.”

“Hoje os conteúdos são de todos, não proteja os seus conteúdos, faça-os para que sejam propagáveis, replicados.”

________________________________________________________________

Consulte os reviews dos livros anteriormente analisados, **aqui**

Se gostou do artigo, coloque Gosto e Partilhe. Obrigada!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s