Walking to The Top

digitalizar0014

O Livro Walking to the Top é um livro de motivação para a mudança, para a busca de sucesso através da melhoria contínua.

O autor Nuno Fontes, ao longo da obra, explicita quais as fases que a empresa tem que ultrapassar ao longo do processo de mudança e quais as responsabilidades dos vários intervenientes.

Autor: Nuno Fontes

Editora: Toopbooks

Índice:

É possível fazer mais e melhor
Porquê subir a uma montanha mais alta?
Parte I – Porque é tão difícil mudar as Organizações
Parte II – A nova equação da mudança organizacional
Parte III – 7 etapas para alcançar uma performance excepcional
Parte IV – Do cronómetro à criatividade
Três conclusões finais

Resumo do Livro:

O autor Nuno Fontes depois de explicar a necessidade de sair da zona de conforto para iniciar uma transformação com vista à obtenção de melhores resultados empresariais, começa por nos transmitir que o primeiro entrave a este processo é a resistência das pessoas à mudança, muitas das vezes fruto do contexto em que estão inseridas e das experiências vividas no passado. E para se conseguir uma mudança bem sucedida há que trabalhar três vetores: os processos (a forma como trabalham), as pessoas (quem trabalha) e a cultura (o histórico).

A mudança requer algumas acções complementares, como: capacitar as pessoas de conhecimentos e informação necessária, influenciar e motivar as pessoas para a mudança e permitir novas experiências de forma a encontrar o melhor caminho e finalmente atingir o grande objectivo, que é a melhoria contínua.

A mudança está normalmente a cargo do gestor de topo com base na necessidade de alcançar novos objectivos, suportada por uma motivação com base numa ambição natural ou imposta. Em seguida este líder tem que conseguir que a sua equipa sinta a necessidade de mudar e que reconheça essa necessidade para poder levar a organização em determinada direcção, coordenando todo o trabalho operacional e motivacional para a procura da melhoria contínua. Mas para que a mudança seja bem sucedida o gestor de topo tem que envolver as chefias intermédias de forma a que estas estejam alinhadas e consigam em conjunto motivar os colaboradores. Este envolvimento da equipa é fundamental para conseguir o comprometimento de todos de forma obter um aumento de vendas, diminuição dos custos desnecessários e melhoria da performance.

A partir do momento que se toma a decisão da mudança, através de uma alargada troca de ideias e opiniões, há que redesenhar a estrutura organizacional e os processos a partir dos problemas detectados. Em seguida a equipa tem que definir, medir e comunicar os objectivos esperados, sendo necessário com regularidade estipulada analisar os resultados e corrigir eventuais desvios. Todos os problemas detectados e a gestão da performance têm que ser geridos através de reuniões de equipa regulares. Convicção, acreditar na mudança e ter coragem de não baixar os braços nos momentos difíceis vai ser fundamental para a organização seguir o caminho traçado numa longa caminhada.

Após o início do processo de mudança é necessário manter as pessoas motivadas para aprender e treinar melhor a forma a trabalhar, para tal é preciso criar alavancas motivacionais, como o reconhecimento do mérito, o desenvolvimento da liderança e auditoria e certificação.

No fim do processo, depois dos objectivos atingidos, talvez tenha chegado a hora de planear nova caminhada.

Frases Chave:

“Fazermos da melhoria contínua um hábito é o melhor remédio para evitar a dor da mudança.”

“…enquanto estivermos a ponderar uma nova subida a uma montanha mais alta, pelo menos uma Organização concorrente já estará a planear essa mesma subida.”

“As ciências ocultas dentro das organizações …(i)A Achologia…(ii) a Desculpice… (iii) a Queixice…”

“Comprar helicópteros ou apanhar os incendiários?”

“… a resistência à mudança depende muito mais do contexto em que as pessoas estão inseridas e das experiências vividas no passado do que de características pessoais.”

“Liderar através do exemplo da gestão de topo e das chefias intermédias.”

“Obter quick-wins para reforçar o impacto positivo no novo modelo e para reforçar a onda de mudança que se pretende introduzir na organização.”

“Celebrar pequenas vitórias, reconhecendo e premiando publicamente as pessoas que contribuíram para as alcançar.”

“Numa estrada com buracos, todos os carros desaceleram.”

“Uma estrada totalmente remendada nunca será uma estrada nova.”

“O “segredo” do sucesso é o mesmo de qualquer conquista: querer. É porém, um “querer” que envolve não apenas “a intenção de”, mas implica paixão e persistência em igual proporção.”

“O segredo do sucesso é exactamente não ter segredos!”

“Cachorro que tem dois donos morre à fome”

digitalizar0016

 

________________________________________________________________

Consulte os reviews dos livros analisados, **aqui**

Se gostou do artigo, coloque Gosto e Partilhe. Obrigada!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s