STAR-UP, Um Novo Futuro

Contra Capa

Star-up, Um Novo Futuro é um livro que nos dá orientações para a gestão de carreira nos dias de hoje em que já não é possível expectar ficar no mesmo emprego, eventualmente até no mesmo ramo de actividade, o resto da vida.

Ao longo deste livro o autor dá-nos muitos exemplos de percursos profissionais nos mais variados sectores de forma a explicar como devemos estar preparados para ser empreendores.

Este livro dá-nos orientações para correr riscos inteligentes, perseguir oportunidades e eventualmente cria-las e fazer planos de carreira diferenciados.

Autores: Reid Hoffman e Bem Casnocha

Editora: Clube do Autor

Índice:

  • Todos os seres humanos são empreendedores
  • Desenvolva uma vantagem competitiva
  • Faça planos para se adaptar
  • É preciso uma rede
  • Procure oportunidades de êxito
  • Corra riscos inteligentes
  • Quem você conhece garante-lhe conhecimento
  • Conclusão

Resumo do Livro:

O livro começa por demonstrar que nem todos os seres humanos nasceram para criar uma empresa e que mesmo estes às vezes se deixam ultrapassar pela velocidade da inovação e tecnologia. Desta forma, em primeiro lugar deve-se fazer um exercício de reflexão na conjugação de 3 grandes peças: as suas mais valias (aquilo que tem a seu favor), as suas aspirações e valores (desejos, ideias, objectivos e visão do futuro) e as realidade do mercado para podermos escolher o melhor caminho.

Os tempos mudaram e é absolutamente necessário ponderar uma mudança de rota profissional ao longo dos anos, para tal é necessário ser flexível e estar preparado para se adaptar às mudanças em função do mercado de trabalho. Actualizar conhecimentos ao longo dos anos em diversas áreas (formação, estágios extra horário de trabalho em outras áreas, conversas com profissionais de outros ramos, etc.) é fundamental, para se tornar competitivo e preparado para, no caso de um azar profissional, ter meios e capacidades de procurar outras soluções profissionais.

O contacto com a rede de amigos pessoais e profissionais deve ser cultivado ao longo do tempo, marcando encontro, participando em eventos, mandado e-mails, mantendo activas as actualizações nas redes sociais, etc. Mas além disso, é também necessário estar atento às oportunidades que surgem e também contribuir activamente para que estas aconteçam e esteja disposto a correr riscos inteligentes e refletidos.

Frases Chave:

“Corra riscos inteligentes”

“Você não nasceu empreendedor. Contudo, isso não garante que viva assim. O instinto precisa de ser desenvolvido; o potencial precisa de ser concretizado.”

“Seja expedito ou vai definhar”

“Quando está em movimento, tece uma rede tão larga e alta quanto possível para apanhar quaisquer oportunidades interessantes que surjam.”

“É preciso um investimento constante para cultivar, identificar e criar uma oportunidade.”

“Todos andam à procura de uma oportunidade, mesmo que não o saibam.”

“Seja qual for a fase da vida em que se encontra na vida, não é boa ideia tentar identificar um único sonho em torno do qual a sua existência vai orbitar. “

“Se não estiver avançar, recuará.”

digitalizar0017

________________________________________________________________

Consulte os reviews dos livros analisados, **aqui**

Se gostou do artigo, coloque Gosto e Partilhe. Obrigada!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s