MARKETING PESSOAL, És um produto de sucesso?

Capa

 Este é um livro, acima de tudo sobre motivação para a atitude. Sem dar grandes fórmulas de como colocar em prática o Marketing Pessoal, centra-se essencialmente na fase inicial do processo,  a compreensão do Eu Real e do Eu Ideal.

Acima de tudo, este livro é uma ponte para procurar informação mais especializada sobre regras e técnicas de Marketing Pessoal, já que quem se interessa por este tema está ávido em formação mais concreta e especializada.

De leitura muito acessível, Marketing Pessoal, És um produto de Sucesso? ajuda aos interessados a compreender a importância deste tema muito actual.

Autores: António Medeiros, Gonçalo Bandeira, José Santos, Luís Bicho, Nuno Nunes e Nuno Soares
Com contributos: Fernando Nobre, Rui Nabeiro, Nelson Évora, Beatriz Lemos, Rui Unas, Paula Baptista, Edson Athayde, Mário Barbosa, Cláudia Almeida e Silva, António Saraiva Reffóios e Luísa Nemésio.

Editora: Texto Editores

Índice:

  • Introdução
  • O que é o marketing Pessoal?
  • Que produto és?
  • Diferencia-te
  • As regras do jogo e como vencê-lo
  • A arte do networking
  • Desenvolve a tua criatividade
  • Pensa como marketter – gere a tua marca
  • Marketing pessoal de saltos altos
  • A tua responsabilidade social
  • És um produto de sucesso?
  • Vende a tua marca na rede
  • Considerações finais

Resumo:

“O Marketing Pessoal é uma estratégia individual para atrair, desenvolver, fidelizar contactos e relacionamentos que nos projectam do ponto de vista pessoal e profissional.” Num mundo cada vez mais competitivo, temos que ter uma estratégia para nos diferenciarmos promovendo as nossas reais características e competências.

Os autores aconselham a ser feita uma análise situacional através de uma “Análise do Meio Ambiente Envolvente Transaccional” de forma a percebermos como nos relacionamos e interagimos com o meio envolvente mais directo e através da análise PESTEL que nos permite obter informações mais globais sobre todos os aspectos que mesmo indirectamente afectam a nossa vida ou os nossos projectos.

Além disso, é evidenciado a necessidade de a definição da Visão, Missão e Valores individuais, de forma a perceber quais são as nossas metas e quais os caminhos que vamos escolher.

É necessário fazer várias auto análises, como a verificação da fase da vida em que se está (Introdução, crescimento, maturidade ou declínio), a nossa análise SWOT, que permite identificar e posicionar perante o meio ambiente determinando as nossas forças, as fraquezas, as oportunidades e as nossas ameaças.

É fundamental investir aumento de conhecimento para ganharmos autoconfiança e melhorar as capacidades de orador. Em seguida, contribuir com conteúdos penitentes para a sociedade e tentando publica-los, assim como a criação de uma mailling list para poder difundir a sua marca pela sua rede de contactos, são outras sugestões dos autores.

É preciso ter consciência de que o nosso comportamento vai influenciar a nossa aceitação no mercado de trabalho, pelo que os autores reforçam a ideias que temos que ter comportamentos consistentes e que respeitem as normas da sociedade e o seu código de ética.

A importância do um curriculum vitae diferenciado, de um trabalho com base nas redes de networking, são outras ideias chave desenvolvidas pelos autores.

Mas diferenciar é ser criativo com inteligência e assertividade, é saber gerir a nossa marca e saber posiciona-la perante todos os nosso steakholders.

Frases Chave:

“O modelo de sociedade em que vivemos hoje impõe padrões de competitividade bastante elevados em praticamente todos os aspectos da nossa vida. Tanto ao nível da imagem, da comunicação e do conhecimento, como em outros aspectos que nos possam parecer menos importantes, ou mesmo secundários, existem pequenas diferenças que nos podem levar ao sucesso.”

“O reconhecimento das nossas aptidões e habilidade é indispensável para nos diferenciarmos e posicionarmos no contexto social e profissional em que estamos inseridos.”

“A nossa incapacidade de mostrar o nosso valor trava muitas vezes o progresso.”

“O Marketing Pessoal é uma estratégia individual para atrair, desenvolver, fidelizar contactos e relacionamentos que nos projectam do ponto de vista pessoal e profissional. Esta estratégia, pode ser consistente e duradoura, assenta nas nossas reais características, habilidades e competências mais relevantes na perspectiva da aprovação e do reconhecimento pelos outros.”

“Desenvolva constantemente capacidades e competências para melhorar o desempenho pessoal. “

“A maior vantagem competitiva que poderemos ter é a capacidade de aprender melhor e mais rápido do que os outros. ”

O Marketing Pessoal acontece quando somos reconhecidos pelo conteúdo da nossa mensagem, pelos princípios e expectativas que transmitimos.“

“Basta de estar alinhados com os projectos e vontades dos outros. Chegou a altura de dizermos não e passarmos a liderar o nosso percurso.”

“Ter consciência das nossas capacidades dá-nos autoconfiança.”

“Acredite que uma pessoa auto confiante e conhecedora de si mesma é merecedora de atenção e reconhecimento aos olhos dos outros.”

Contracapa

________________________________________________________________

Consulte os reviews dos livros analisados, **aqui**

Se gostou do artigo, coloque Gosto e Partilhe. Obrigada!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s